"Só o movimento é eterno..."

"... Tem horas que a gente se pergunta: Por quê é que não se junta tudo numa coisa só?..."

Essa famosa lei da diletica por vezes me deixa sempre, mas sempre em crise. Coloca em cheque coisas que acredito, acaba com meus amores, constroi novos horizontes, desconstroi conceitos, e reconstroí um bocado de coisa. Me faz re-acreditar em coisas que já não acreditava mais. Dizer o oposto, acreditar no inverso e vivenciar a contradição. Assim lendo e estudando alguma coisa que me tirasse dessa crise, que me ajudasse a compreender esse mundo. Encontrei:

"... Pensar a realidade como processo, movimentação, contradição, unidade da identidade e da não-identidade. Assumir uma postura intelectual totalizante, que separa e distingue apenas para poder ficar em melhores condições de reunir e unificar. Entender que o real é sempre uma 'síntese de múltiplas determinações', como dizia Marx, um processo multidimensional permanentemente submetido ao jogo de contradição que não cessam de se manifestar e se repor..." (Nogueira, 2001)

Nenhum comentário: