Estranheza

"Ninguém nasce mulher, torna-se mulher." Simone de Beauvoir
Foi estranho lhe encontrar hoje...

Como dizem um amor de primos na adolescencia proibido.
Você já casado com filhos, suas responsabilidades.

Só me olhou e disse:
"Tudo bem, moça?"

Fiquei imaginando como deve ser a vida de casado. A vida de pai, a vida de um homem que trabalha e educa seus filhos.

E por quê, não? A vida de um homem, em um mundo tão machista, como deixar de ser machista? Como??

Como diria a Legião Urbana:
"Quando nascemos fomos programados, a receber o que vocês...
Nos empurraram como enlatados..."

Desde muito cedo aprendemos o que é ser menina e o é ser menino.
Isso inclui tudo: Roupas, cores, modo de agir, como se comportar, brincadeiras, amizades, literalmente TUDO.

Assim somos condicionados a sermos seres que nem sabemos se queremos ser, apenas somos empurrados como enlatados, e nos dizem que a vida é assim.
Nos dizem ainda que meninas namoram com meninos e vice versa. Ainda consigo ouvir minhas vizinhas gritando pela rua, para minha mãe:
"Prende sua cabrita que meu bode esta solto.."

nunca entendia quando ouvia, só lembro como minha mãe ficava irritada em ouvir aquilo.
Pois é, o mundo é mundo, por que queremos que ele seja assim, por que desde crianças ouvíamos certas coisas e levamos para sempre como verdade.

Mas o que quero mesmo chamar atenção é a questão do sexismo.
Hoje falamos muito da questão do feminismo, e eu como uma pseudofeminista (digo isso porque não tenho muita propriedade do debate).

Fico imaginando, como deve ser criar um filho menino, em um mundo machista, onde a heteronormatividade grita?
Como deve ser para um homem romper com toda essa lógica imposta de: garanhão, pega todas, o homem da casa.

Se libertar disso tudo, e encarar a luta das feministas ao lado delas, e tem em casa uma companheira e não uma mulher. Pois assim que ouço em rodas de amigos:
"Essa aqui é minha mulher..."

Coisificando a mulher como sua propriedade e seu produto. Esquecendo que essa "sua mulher", tem vontades, desejos, sonhos, muitas vezes parecidos com os de um homem.

Ou quando se assumem homossexual. Não deve ser nada fácil. Ouço amigos dizendo que a nossa sociedade encara numa boa duas mulheres de mãos dadas, mas dois homens de mãos dadas, é uma falta de respeito. Exemplo típico de machismo. Pois duas mulheres juntas é símbolo sexual, desejo sexual para alguns homens. Arrisco dizer que esse desejo sexual foi colocado na cabeça dos homens para acharem um tesão manter relação sexual com duas mulheres ao mesmo tempo. Sei lá

E para aqueles homens que se arriscam, como devem ser para eles, entenderem que tem não só uma mulher, mas uma companheira, aquela que trabalha como ele, o dia todo fora de casa, cuida das (os) filhas (as), divide tarefa com seu marido e mesmo assim, quase nunca reclama da vida, afinal ela tem um companheiro, uma pessoa para dividir seus problemas.

Incrível como nossa sociedade é machista é nas palavras, no vocabulário. Sinto dificuldade em escrever esse texto, pois estamos muito condicionados em dizer: o fulano, aquele, o... Sempre no masculino.

Imagino que não deve ser fácil para um homem dizer aos seus amigos que prefere arrumar a casa, e cuidar das (os) filhas (os) enquanto sua esposa sai para trabalhar.

Sempre admirei muito a força das mulheres. Essas sempre vão a luta e nunca deixam a peteca cair, trabalham do que for: domestica, artesanato, vendendo doces de porta em porta muitas vezes com suas filhas (os) grudadas (os) na barra da saia.

E quando amam... Amam mesmo e de verdade, são capazes de fazer loucuras pela pessoa amada, capazes de esquecer quem são por conta da pessoa amada.

Quando será que nossa sociedade vai romper com tradições tão conservadoras? E homens terão companheiras, e não uma mulher submissa. Mas uma companheira que caminha ao lado dele, uma mulher que não precisa receber ordens, uma mulher que caminha ao lado do seu companheiro.

Avançamos tanto, ao mesmo tempo parece que nem saímos do lugar, com atitudes tão machistas.

Quando será que teremos homens feministas?? Quando será que abriremos o jornal e leremos:
"Precisa-se de empregada (o) domestica" - exemplo ridículo, só pra ilustrar
E não iremos achar nada de estranho em um homem fazer um trabalho que foi construído socialmente para uma mulher exercer e vice versa.
Quando homens e mulheres marcharam lado a lado, lutando pela justiça e pela igualdade??
Afinal somos tod@s trabalhadores explorad@s pelo mesmo patrão.
Como dizem as feministas:
Marcharemos ate todas as mulheres possam ser livres!

Nenhum comentário: